logotipo topo

Ementas - 2023/2024

Informação

No âmbito da competência dos refeitório escolares, o Município de Almada vem relembrar alguns procedimentos para o bom e normal funcionamento dos mesmos:

·   Refeição Alternativa

Somos a informar que no que diz respeito aos pedidos de refeição alternativa, estes podem ser requeridos sempre que existam situações de alergias, intolerâncias alimentares e/ou outras questões clínicas, devidamente comprovadas, ou limitações como motivos religiosos, para as quais a nossa ementa não consiga dar resposta.

Nestas situações, os pedidos devem ser feitos pelos encarregados de educação, através da plataforma SIGA, a partir de 28 de agosto de 2023, em espaço próprio para o efeito em: Candidaturas - Pedido de Refeição Alternativa [2023/2024].

Relembramos que a nossa ementa é constituída por dois pratos diários: um prato de base vegetal e um prato de carne ou peixe. Todos os pratos que constituem  a nossa ementa são adequados à população escolar, completos e equilibrados do ponto de vista nutricional, pelo que o fornecimento de uma refeição personalizada irá ocorrer quando nenhum destes pratos conseguir dar resposta às necessidades das crianças.

Agradecemos que esta informação seja reforçada junto dos pais e/ou encarregados de educação.

·   Ementas

Informamos que a ementa para o mês de setembro já se encontra disponível para consulta no nosso site, em:  https://www.cm-almada.pt/viver/educacao/refeitorios-escolares.

A ementa, de 8 semanas rotativas, para todo o restante ano letivo de 2023/2024 será, à semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, disponibilizada assim que possível.

·   Refeição Piquenique

À semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, e de acordo com o artigo 12.º das Normas de Funcionamento e Gestão dos Refeitórios Escolares, aprovadas em sede de reunião de câmara de 20 de fevereiro de 2023:

1.  A refeição piquenique é disponibilizada em todos os refeitórios escolares, em situações de atividades no exterior, como é o caso de visitas de estudo ou outras;

2.  A refeição piquenique é composta por:
uma (1) garrafa de água 1,25cc,
duas (2) sandes - opção de pão(1) com queijo(3)(7) ou chourição(6)(7)(12) ou lombo de porco assado(1)(6)(7)(9)(10)  ou salsichas(1)(6)(7)(9)(10) ou atum(4),
e uma (1) peça de fruta.

3.  O valor da refeição piquenique é o correspondente ao valor da refeição diária, devendo esta ser requisitada na plataforma SIGA, de acordo com as normas aprovadas.

4.  Esta refeição carece de autorização prévia dos serviços municipais, pelo que tem que ser solicitada até 15 dias antes da realização da atividade, através de email para o endereço cidade.educadora@cma.m-almada.pt, com a indicação: do número de refeições, do dia da atividade e da hora de entrega das refeições na escola.

A requisição deve ser feita utilizando o ficheiro em anexo, devidamente preenchido, com a tipologia e o número de sandes (pedimos que, sempre que possível, haja uniformização do tipo de sandes).

·   Questionário de Avaliação das Refeições

Vimos desta forma reforçar o pedido de colaboração para a continuação do preenchimento diário do questionário de avaliação das refeições escolares ao longo do ano letivo que se inicia, uma vez que esta é uma importante ferramenta para avaliação do serviço prestado e comunicação de qualquer irregularidade no serviço.

Todas as informações acima descritas estão previstas nas Normas de Funcionamento e Gestão dos Refeitórios Escolares, aprovadas em reunião de câmara, conforme anexo,  que podem ser consultadas em https://www.cm-almada.pt/viver/educacao/refeitorios-escolares.

Atentamente,

A Equipa dos Refeitórios Escolares.

EMENTAS

• Aceda Aqui ao Formulário Para Refeições Piquenique